[Resenha] Um Conto Sombrio dos Grimm - Adam Gidwitz


Boa Noite! Hoje temos a segunda resenha do mês aqui no blog \o/ O livro escolhido para hoje é Um Conto Sombrio dos Grimm: A Verdadeira Historia de João e Maria do autor norte americano Adam Gidwitz.
Dados do Livros
Titulo:  Um Conto Sombrio dos Grimm: A Verdadeira Historia de João e Maria (Um Conto Sombrio dos Grimm #1)
Autor(a): Adam Gidwitz
Quantidade de Páginas: 272
Editora Galera Junior
Gênero: Literatura Estrangeira / Fantasia
Ano: 2015
Skoob: Clique Aqui
Sinopse: João e Maria perambulam por oito fábulas e acabam provocando muitas risadas... e um pouquinho de choro também!
João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em oito fábulas horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças... Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram.

Resenha
No reino de Grimm quando o velho rei esta prestes a morrer ele chamou o seu criado mais fiel, Johannes, que havia servidos os últimos três reis de forma leal, e pediu para que quando fosse a hora ele apresentasse todo o castelo, bens e deveres ao herdeiro do trono e filho do rei, mas não deixasse que ele entrasse em um certo aposento que continha um quadro da mais linda princesas, pois apenas uma olhada para ele o faria se apaixonar por ela.

Quando chegou a hora Johannes como um leal servo apresentou todo o castelo e bens ao príncipe que agora era rei, porém como qualquer jovem quando descobriu um quarto que esta sendo escondido dele foi tomado pela curiosidade e mesmo com os avisos de Johannes ele decidiu entrar e lá se apaixonou pela princesas dourada. Mesmo descobrindo que ela era amaldiçoada o rei decidiu que ele se cassaria com ela.

"Toda as vezes que tentou se casar, o marido faleceu; e dizem que uma tragédia pior que a própria morte está destinada a seus filhos se ela um dua decidir engravidar."

Com um plano ardiloso o rei conseguiu levar a princesa ao reino de Grimm para que se casassem, mas ela e ele estavam amaldiçoados e apenas Johannes podia salva-los e assim ele o fez e por causa do seu ato de lealdade acabou sendo transformado em pedra. Depois de algum tempo o Rei e a Rainha tiveram uma casal de gêmeos, João e Maria, tudo ia bem até que o Rei é descobre um jeito de salvar Johannes e destransformar-lo mas para isso ele teria que sacrificar seus filhos, por estar tomado pela culpa ele decidi fazer o necessário para ajudar seu servo e assim acaba assustando seus filhos que decidem fugir.

Com um narrador que a todo momento nos brindas com seus comentários cheio de um humor sombrio somos levados junto com os pequenos João e Maria nas suas aventuras em busca de um lugar melhor para viver. Onde eles encontram bruxas, casas feitas de doce, maldiçoes e enfrentaram vários obstáculos para chegarem em um final feliz.

"Pronto, essa até que não acabou tão mal. Claro, teve aquela metade bem sanguinolenta, mas Maria não perdeu nenhuma parte do corpo e ninguém morreu - pelo menos nenhuma pessoa de quem ela realmente gostava."

Fugindo da historia bonitinha que conhecemos de João e Maria Um Conto Sombrio dos Grimm do autor Adam Gidwitz nos leva por uma junção de vários contos que formam a historia sombria e que o autor promete ser muito mais fiel aos contos dos irmão Grimm. Porem apesar de a todo momento o narrador nos prometer um enredo assustador e até pedir diversas vez para tirarmos as crianças da sala não consegui em nenhum instante sentir medo durante a leitura, mas talvez seja o tipo de terror para crianças.

A escrita do autor é fluida e os comentários do narrador da certo humor a leitura, tudo contribuindo para que ela seja rápida. Eu li em e-book e mesmo assim o livro esta todo caprichado, com uma ilustração diferente a cada começo de capitulo/conto, também não encontrei erros de revisão.

"Talvez na vida real existam pais perfeitos e adultos incríveis que nunca irão nos desapontar. Mas, na época do Era Uma Vez, nenhum adulto era perfeito, certamente já sabem disso a essa altura."

Então se você esta em busca de uma versão mais sombria de um clássico como é o conto de João e Maria esse livro sem duvida é uma ótima dica 😉
Onde Comprar: Amazon - Saraiva - Americanas - Submarino

4 comentários:

  1. Olá, eu já li um outro livro do autor, também nessa linha de releituras sombrias de contos de fadas, e gostei bastante, tanto que quero ler esse. Os comentários do narrador são bem interessantes mesmo e realmente não é algo assustador demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, esse tipo de releituras me atraem bastante *-* Sim, o que da um toque especial para o livro são os comentários do narrador.

      Excluir
  2. Guria, eu amo contos dos irmãos Grimm! Há uns dois meses li os contos originais que a Cosac Naify (sdds) publicou e me apaixonei mais ainda. Fiquei bem interessada nessa releitura sombria.

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai curtir então essa releitura que o autor fez <3

      Excluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;